Portal Sebrae SP

Programa Receita de Sucesso é lançado em Ribeirão Preto



O escritório regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto lançou na noite desta segunda-feira, 25 de novembro, o programa Receita de Sucesso, que vai acompanhar gratuitamente estabelecimentos que atuam com alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, cantinas, rotisserias e padarias.

 

O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e contou com uma palestra sobre tendências e perspectivas para o mercado de Alimentação Fora do Lar; um bate papo com o chef Marcelo Pinheiro Nunes, do Restaurante Tarsila; seguido de um talk show com as empresárias Miriam e Sueli Hyashida, do restaurante Mirai e Rodrigo Alves, do restaurante Ponto Chic.

 

“Os empresários devem estar preparados para receberem diferentes tipos de clientes. Hoje são muitos os que preferem uma alimentação mais natural, muitos vegetarianos, deficientes que precisam de ambientes acessíveis e todos eles estão conectados. Compartilham em redes sociais o que estão comendo, bebendo, uma opinião sobre os locais que frequentam, detalhando não só o que estão consumindo, mas também a forma como foram atendidos e a infraestrutura do estabelecimento. O empresário deve pensar em tudo! Desde um cardápio que atenda diferentes paladares, passando pelo treinamento da equipe, até a higiene do local, sem esquecer dos custos, despesas e lucro”, afirma Leonardo Paiva, consultor do Sebrae-SP, que abriu o evento com palestra sobre tendências do mercado.

 

O chef Marcelo Pinheiro Nunes discutiu formas de estabelecer parcerias para aprimorar resultados dos estabelecimentos. Uma das principais dicas é buscar produtos locais e investir na cadeia produtiva, como incentivar produtores próximos ou mesmo propor uma relação transparente com seus principais fornecedores. “Aumentamos em 7% nossa margem de lucro, depois que cortamos custos ao fechar parcerias importantes.

 

Fomos transparentes e informamos aos fornecedores quais eram nossas necessidades de produtos, formas, quantidades e prazos para recebê-los. Fechamos um acordo com os que nos entregariam da forma mais próxima que necessitávamos. Hoje há uma relação de confiança com flexibilidade com vantagens para os dois lados. Se eu quero ter sucesso, preciso que meu parceiro cresça junto comigo”, contou.

 

O Programa Receita de Sucesso já tem um cronograma de atividades, iniciando no mês de fevereiro. As empresas que se inscreverem serão acompanhadas por 2 anos. “Vamos iniciar os trabalhos com um diagnóstico para saber quais as deficiências de cada empresa. Na sequência, traçamos a estratégia de trabalho, atuando especialmente nos pontos que necessitam ser melhorados. Neste programa, o empresário recebe gratuitamente visita em seus estabelecimentos com consultorias individuais e participam também de atendimentos coletivos, eventos, missões técnicas e workshops”, explica a gestora do programa pelo Sebrae-SP Danielle de Paula, que ainda acrescenta: “o projeto vai orientar empresários em questões técnicas para a manipulação dos alimentos, controle de custos, precificação de pratos, como também em questões de gestão do estabelecimento, como controles financeiros, treinamento de equipe e marketing”.

 

A ação faz parte do Movimento Empreendedor, que desde o início do ano está realizando cursos, eventos, palestras e oficinas focados no desenvolvimento das micro e pequenas empresas de Ribeirão Preto. Fazem parte do projeto além da ACIRP, também a Casa do Contabilista e o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (SINCOVARP).

 

O projeto será regional, atendendo empresários de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Orlândia e Jaboticabal. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de dezembro. Interessados em participar podem se informar e se inscrever gratuitamente pelo telefone 3621-4050, na sede do Sebrae-SP em Ribeirão Preto; ou nos Postos de Atendimento ao Empreendedor (PAE) 3946-1409, em Sertãozinho; 3826-3935 em Orlândia e 3203-3398 em Jaboticabal.