Desafio Sebrae: Estudantes de São José dos Campos são premiados

Desafio Sebrae: Estudantes de São José dos Campos são premiados

O Sebrae-SP premiou no dia 12 de abril três estudantes de São José dos Campos que participaram da edição 2012 do Desafio Sebrae. André Luiz Chaves, Hamilton Douglas de Souza e Pedro Montenegro Decaria estiveram no Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos para receber seus Ipads e certificados do prêmio.

Eles fizeram parte da equipe que atingiu o sétimo ligar na final nacional do Desafio, que teve 36 participantes. Antes disso, eles foram uma das duas equipes escolhidas entre os 15.368 concorrentes de São Paulo. No total, a edição do ano passado do Desafio Sebrae teve 42 mil equipes inscritas no país.

O Desafio Sebrae tem o objetivo de ensinar de maneira lúdica conceitos de empreendedorismo, administração e marketing. O jogo simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual. Os estudantes universitários ganham pontos de acordo com suas decisões nas áreas financeiras, produção, logística e ações de responsabilidade social, entre outros.

Para André Luiz Chaves, estudante da Unip (Universidade Paulista) de São José dos Campos, além dos prêmios, a participação no Desafio foi valiosa para aprofundar os conhecimentos sobre empreendedorismo.

“É um tema que já me interessava. No Desafio, percebi que tenho muitas características empreendedoras, mas que ainda posso melhorar. Os competidores eram muito fortes, mas estávamos confiantes. A experiência de ir para Salvador (BA) na final também foi muito boa”, disse o estudante de administração de empresas, que fez um curso de educação a distância sobre análise e planejamento estratégico no site do Sebrae-SP, para aprender mais e aplicar na disputa.

Ao lado de Hamilton Douglas de Souza e Pedro Montenegro Decaria, estudantes de administração na Etep Faculdade de Tecnologia, eles estiveram envolvidos no Desafio durante cinco meses.

O coordenador do curso de administração da Etep, Reinaldo Viveiros Carraro, considera importante o envolvimento dos alunos com os temas desenvolvidos no Desafio.

“O trabalho cresceu nos setores de comércio e serviços e os jovens que estiverem preparados vão aproveitar as oportunidades que surgirem. As instituições de ensino têm que incentivar a criatividade dos jovens, dando condições para eles melhorarem a sociedade. Por isso, o empreendedorismo é disciplina em todos os nossos cursos”, disse.

A coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Rosemary Polastri, que entregou os prêmios em São José junto com a analista Rosângela Campos, ressaltou o sucesso do Desafio e o envolvimento das faculdades e alunos.

“Esta edição teve muitos trabalhos de qualidade, atingindo até 99 pontos, contra 87 do Desafio anterior. Hoje, as faculdades não conseguem formar profissionais que já saiam empregados no mercado, por isso é fundamental mostrar no dia-a-dia o que é empreender”, comentou.

A próxima edição do Desafio deve ocorrer no segundo semestre de 2013.

Siga o Sebrae-SP no Facebook
Siga o Sebrae-SP no Twitter 
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)

Felipe Conrado
Máquina da Notícia a Serviço do Sebrae-SP