Qual a melhor forma de uma pequena empresa investir em Marketing?

Qual a melhor forma de uma pequena empresa investir em Marketing?

Embora muitas empresas reconheçam a importância de se investir em Marketing, nem todas sabem, de fato, a melhor forma de fazer este investimento. Como toda outra ação, necessita de estratégia e planejamento.

O ideal em uma empresa é destinar um percentual do planejamento financeiro às ações de Marketing. Este número é definido de acordo com a política estabelecida pela empresa (menos ou mais agressiva). Como referência, vai de 3% a 8% do faturamento, dependendo da atividade em que a empresa está inserida.

Na prática, são poucas as micro e pequenas empresas com esta política. Não o fazem ou por desconhecimento ou porque não possuem faturamento suficiente. Mas, em ambos os cenários, o empresário da MPE encara esta prática como despesa.

Para se obter um bom resultado, recomenda-se provisão mensal desta verba, transformando esta prática em um item da composição de custos fixos da empresa, que deve ser contemplado pela margem de contribuição de suas ofertas.

As ações de marketing são tão ou mais importantes que o pagamento de água, luz, aluguel, salários, etc. Isto porque estas ações trazem receita para a empresa, e a entrada de faturamento acaba compensando os custos da ação.

Destinando, de maneira planejada, parte da receita para ações de marketing, a empresa consegue sair do círculo vicioso de não fazer ações porque não tem faturamento suficiente e, por isso, não consegue mais clientes/faturamento.

Com esta prática, percebe-se também que é mais vantajoso contratar uma empresa com expertise de marketing, que terá soluções adequadas as metas estabelecidas - não somente soluções para a verba disponível para aquele momento.